✝️ AULA 4 - QUEM É DEUS ?

0%

Confirme sua presença clicando aqui: Formulário de Presença

 


Quem é Deus? – A Existência de Deus e as Cinco Vias Tomistas

Para o catolicismo, Deus não é o "Deus das lacunas" (um mito que inventamos para explicar o que a ciência ainda não descobriu). Deus é o próprio fundamento da realidade, o Ser em si mesmo. Esta aula aborda a existência e a natureza de Deus unindo a Revelação Bíblica e o ápice da filosofia cristã: a Escolástica de São Tomás de Aquino.

1. O Testemunho das Sagradas Escrituras: O Deus que se Revela

Diferente dos deuses da mitologia pagã, o Deus da Bíblia não é uma força da natureza (como o sol ou o trovão). Ele é Transcedente, Pessoal e Único.

• O Nome Divino (Êxodo 3, 14): Na sarça ardente, Moisés pergunta o nome de Deus. A resposta é revolucionária: "Eu Sou Aquele que Sou" (Yahweh). Deus não diz "eu sou o deus da chuva", mas afirma que a sua própria essência é Existir. Ele é a fonte de toda a existência.

• O Criador (Gênesis 1, 1): "No princípio, Deus criou os céus e a terra". O texto bíblico quebra toda a idolatria antiga: o sol, a lua e as estrelas não são deuses, são apenas criaturas feitas pela Palavra de Deus.

• A Transparência na Criação (Romanos 1, 20): São Paulo afirma de forma acadêmica e categórica que a existência de Deus é visível aos olhos da razão humana: "Com efeito, as perfeições invisíveis de Deus, tais como o seu poder eterno e a sua divindade, tornam-se visíveis à inteligência, desde a criação do mundo, por meio das suas obras". Quem olha para o universo e diz que Deus não existe, diz a Bíblia, é indesculpável.

2.  As Cinco Vias de São Tomás de Aquino

Na sua obra-prima, a Suma Teológica (Primeira Parte, Questão 2, Artigo 3), São Tomás de Aquino explica que a existência de Deus não é evidente por si mesma para a nossa mente limitada, mas pode ser provada a partir dos efeitos que observamos no mundo. Ele apresenta as famosas Cinco Vias.

Para dinamizar com os adultos, explique que cada via parte de uma observação da realidade cotidiana.

[Observação do Mundo] ➔ [Princípio Lógico] ➔ [Impossibilidade de Infinito] ➔ [Deus]

1ª Via: O Primeiro Motor Imóvel (A Via do Movimento)

• Observação: No mundo, tudo está em movimento (as coisas mudam, crescem, passam de potência a ato).

• Lógica: Tudo o que se move é movido por outro. Uma pedra não se move a menos que algo a empurre.

• Conclusão: Não podemos andar para trás ao infinito procurando quem moveu o quê, senão nada teria começado a se mover. É preciso chegar a um Primeiro Motor que move tudo, mas que não é movido por ninguém. A este Primeiro Motor Imóvel todos chamam Deus.

2ª Via: A Causa Primeira (A Via da Causa Eficiente)

• Observação: No universo, há uma ordem de causas e efeitos. Nada é causa de si mesmo (você não causou o seu próprio nascimento, veio dos seus pais).

• Lógica: Se eliminarmos a causa, eliminamos o efeito.

• Conclusão: Não se pode retroceder ao infinito na cadeia de causas. É estritamente necessário admitir uma Causa Primeira, que deu início a todas as outras causas sem ter sido causada por nada. A esta Causa Primeira chamam Deus.

3ª Via: O Ser Necessário (A Via da Contingência)

• Observação: As coisas no mundo nascem, morrem, mudam e deixam de existir. Elas são contingentes (podem ser ou não ser; o mundo continuaria existindo se eu ou você não tivéssemos nascido).

• Lógica: Se tudo o que existe pudesse "não ser", teria havido um momento em que nada existia. E se nada existia, nada existiria hoje, pois o nada não cria nada.

• Conclusão: Deve existir algo que não dependa de ninguém para existir, um Ser Necessário, que tem em si mesmo a razão da sua existência e sustenta tudo o que é contingente. A este Ser Necessário chamam Deus.

4ª Via: O Ser Perfeito (A Via dos Graus de Perfeição)

• Observação: Nós percebemos que no mundo existem coisas mais ou menos bondosas, mais ou menos belas, mais ou menos verdadeiras.

• Lógica: O "mais" ou o "menos" só fazem sentido se comparados a um padrão máximo. Uma sala está "mais quente" porque se aproxima do calor máximo.

• Conclusão: Deve existir um Ser que possui o grau máximo e supremo de bondade, verdade, beleza e nobreza, sendo a causa de toda a perfeição que existe nas criaturas. A este Ser Máximo chamam Deus.

5ª Via: A Inteligência Suprema (A Via do Governo do Mundo)

• Observação: Coisas da natureza que não têm inteligência (como os planetas em suas órbitas, os elétrons ao redor do átomo ou as abelhas polinizando) agem sempre de forma ordenada para alcançar um fim benéfico.

• Lógica: O que não tem inteligência não pode caminhar para um objetivo a menos que seja dirigido por um ser inteligente (como uma flecha que só voa em direção ao alvo porque foi lançada por um arqueiro).

• Conclusão: Existe um Ser Inteligente Supremo que ordena, governa e direcionar todas as coisas da natureza para os seus fins objetivos. A esta Inteligência Suprema chamam Deus.

3. A Natureza de Deus na Patrística

Os Santos Padres da Igreja sempre nos lembraram que provar a existência de Deus não significa esgotá-Lo. Deus é um Mistério infinito.

• Santo Agostinho: Deixou um aviso acadêmico brilhante contra a soberba intelectual de quem acha que sabe tudo sobre o Criador: "Se compreendes, não é Deus" (Si comprehendis, non est Deus). Se Deus coubesse na nossa cabeça humana, Ele seria menor do que nós. Ele é sempre maior.

• São João Damasceno (676-749 d.C.): O grande defensor das imagens ensinava que Deus é como um "oceano infinito de essência". O máximo que a nossa inteligência consegue fazer é tatear as bordas desse oceano, sabendo com certeza que ele existe, mas sem conseguir medir a sua profundidade.

Conclusão: O Deus que tem Rosto

Concluir este encontro lembrando aos adultos da Paróquia São Judas Tadeu que a filosofia de São Tomás de Aquino nos leva até as portas do palácio de Deus. A razão nos prova que Ele é o Motor Imóvel, a Causa Primeira e o Ser Necessário. Mas a razão, sozinha, não consegue abrir a porta do palácio.

Quem abre a porta é a própria Fé. O Deus que a filosofia descobre como uma "Força Inteligente e Necessária" é o mesmo Deus que a Bíblia nos revela como PAI. O Deus que criou as galáxias e rege as leis da física é o Deus que conta os fios de cabelo da nossa cabeça e nos ama com amor eterno. O Deus dos filósofos é o Deus de Abraão, de Isaac, de Jacó e o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Conhecer Deus é o primeiro passo para amar, servir e viver em plenitude.

“Não basta saber que Deus existe.

É preciso encontrá-Lo, adorá-Lo e deixar-se transformar por Ele.”

🙏 Oração Final

Senhor Deus,
Tu és o princípio e o fim de todas as coisas.
Ilumina nossa mente com tua verdade,
aquece nosso coração com teu amor,
fortalece nossa vontade com tua graça.
Que o estudo da tua doutrina nos conduza sempre mais perto de Ti.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.


 Fernando Vanini de Maria



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAUDAÇÕES